Cabine da Voz
Projeto

Governo Bolsonaro estuda extinção de até 231 cidades de Minas Gerais

Proposta entregue pelo presidente aos Congresso visa acabar com municípios que possuem menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total

05/11/2019 21h35Atualizado há 2 semanas
Por: Moisés de Oliveira
Governo Bolsonaro estuda extinção de até 231 cidades de Minas Gerais
Governo Bolsonaro estuda extinção de até 231 cidades de Minas Gerais

Minas Gerais pode “perder” até 231 municípios caso uma proposta de redução no número de cidades seja implantada pelo governo federal. De acordo com a proposta entregue nesta terça-feira (5) pelo presidente Jair Bolsonaro aos parlamentares, municípios com menos de 5.000 habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total será incorporado pelo município vizinho.

Atualmente, Minas e Rio Grande do Sul são os estados com a maior quantidade de pequenas cidades no país: 231 cada. São Paulo vem na sequência, com 143 municípios com menos de 5.000 habitantes. O governo não informou, até o momento, quantos municípios seriam atingidos pela nova regra.

Segundo o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, 1.254 municípios atendem às duas condições (poucos habitantes e baixa arrecadação). A incorporação valerá a partir de 2026, e caberá a uma lei complementar definir qual município vizinho absorverá a prefeitura deficitária.

A PEC também estende as regras da execução do Orçamento federal aos estados e municípios. A regra de ouro (teto de endividamento público) e o teto de gastos seriam estendidos aos governos locais. 

As prefeituras e os governos estaduais também poderão contingenciar (bloquear) parte dos Orçamentos dos Poderes Legislativo, Judiciário e do Ministério Público locais. Atualmente, somente a União pode contingenciar verbas de todos os Poderes. Os governos locais só conseguem bloquear recursos do Poder Executivo

Brasil

O Brasil tem 1.254 municípios com menos de 5.000 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Isso equivale a 22,5% do total de 5.570 municípios brasileiros (incluindo o Distrito Federal). Três deles têm menos de 1.000 habitantes, de acordo com a última estimativa, de julho de 2019: Serra da Saudade (MG), com 781 pessoas; a paulista Borá, com 837; e Araguainha (MT), com 935.

Na semana passada, a Firjan (federação das indústrias do Rio de Janeiro) divulgou estudo que mostra que uma em cada três cidades brasileiras não possui arrecadação própria suficiente para bancar sua estrutura administrativa (prefeitura e Câmara de Vereadores). Isso representa 1.856 cidades de um total de 5.337 que entregaram seus dados ao Tesouro Nacional em 2018.

*Com FolhaPress e Agência Brasil

Governo de Minas, Manhuaçu Notícias, Noticia de Manhuaçu, Alfavip Noticia, News Manhuaçu, Manhuacu informação, farmacia de plantao manhuacu, cabine da voz, brasil, jornal de minas, estado de minas, news manhuacu, locutor de minas gerais, locutor em manhuaçu, gravação de vinheta em manhuaçu, spot, jornalista de manhuaçu, edições de video em manhuaçu, video em manhuaçu, edição de video manhuaçu, familia de manhuaçu, emprego em manhuaçu, medicina manhuaçu, medico em manhuaçu, farmacia em manhuaçu, odonto em manhuaçu, carangola, faria lemos, espera feliz, iuna, ibatiba, irupi, cabo frio noticias, cabo frio, arraial do cabo, porto de galinhas, muriaé noticias, são joão do manhuaçu noticias, portal de são joão do manhuaçu, carangola noticias, carangola news, portal carangola, portal de noticias de divino mg, mg noticias, vila formosa manhuaçu, vila nova manhuaçu, caputira noticias, reduto noticias, realeza noticias, manhumirim noticias, manhumirim news, faculdade doctum, faculdade facig, fadileste reduto, youtuber manhuaçu, simonesia manhuaçu, tombos, mineiro, mineira, mineirinho, mineirinha, tv manhuaçu, rádio manhuaçu, carro de som manhuaçu, cartão de visita manhuaçu, black friday manhuaçu, politica manhuaçu, eleições manhuaçu, policia manhuaçu, 11º bpm, pmmg, batalhao de policia de manhuaçu, comandante de manhuaçu, prefeitura de manhuaçu, vereadores de manhuaçu, empresas de manhuaçu, oportunidades de emprego em manhuaçu, medicos em manhuaçu, dentistas em manhuaçu, advogados em manhuaçu, igrejas em manhuaçu, pastores de manhuaçu, gospel manhuaçu, noticias gospel manhuaçu, missionarios em manhuaçu, missões em manhuaçu, noticias policiais em manhuaçu, policia 24h, manhumirim policiais, policia de manhuaçu

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários