Anuncie alfavip
Cabine da Voz
Segurança

Desocupação de casa invadida no centro é feita com respeito e dignidade

Em trabalho conjunto com Polícia Militar, SAMAL e Secretaria de Obras, o Serviço de Abordagem do CREAS, da Secretaria M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou ação para desocupar imóvel que havia sido invadido por pessoas em situação de rua, no centro de Manhuaçu.

23/10/2019 10h11
Por: Moisés de Oliveira
A ação foi concluída no decorrer do dia, com o trabalho intenso das equipes e de forma tranquila. Agora, a referida casa foi limpa e devidamente fechada.
A ação foi concluída no decorrer do dia, com o trabalho intenso das equipes e de forma tranquila. Agora, a referida casa foi limpa e devidamente fechada.

MANHUAÇU (MG) - Em trabalho conjunto com Polícia Militar, SAMAL e Secretaria de Obras, o Serviço de Abordagem do CREAS, da Secretaria M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou ação para desocupar imóvel que havia sido invadido por pessoas em situação de rua, no centro de Manhuaçu. A ação foi previamente comunicada a eles – horas antes -, de modo que os mesmos tivessem prazo para recolher seus pertences de forma tranquila.

No local, as equipes retiraram grande quantidade de lixo e entulho acumulado, o que oferecia riscos de zoonoses e transtornos como mau-cheiro para os moradores ao redor e quem ali transita diariamente, além dos próprios invasores do imóvel. Os moradores vizinhos pediam providências constantemente, reclamando de diversos transtornos.

Entende-se ainda, que, há o risco de permanência de pessoas dentro da referida casa, por tratar-se de construção antiga e apresentar condições precárias em sua estrutura física, com a possibilidade de desabamento.

A ação foi concluída no decorrer do dia, com o trabalho intenso das equipes e de forma tranquila. Agora, a referida casa foi limpa e devidamente fechada.

RESPEITO ÀS PESSOAS

Pontua-se que tudo foi feito com total respeito à dignidade humana, conforme destaca a Coordenadora do CREAS, Glenda Miranda. ‘Vocês podem estar se perguntando, para onde vão as pessoas em situação de rua que estavam ali? Nós já fomos diversas vezes mostrar nosso trabalho e orientar que o local seria limpo por conta de reclamação da população. Todos os dias o educador social, juntamente com a equipe de abordagem de rua, oferta nossos serviços, que são muitos. Tais como, encaminhamento para tratamento no CAPS (Secretaria M. de Saúde), encaminhamento para Comunidade Terapêutica, Casa de Acolhimento, Albergue, passagens para migrantes, dentre outros. As pessoas que dormiam naquele local são de Manhuaçu e têm residência. Nossa equipe do Serviço de Abordagem constantemente oferece atendimento a estas pessoas que estavam na casa, mas eles recusam. Eles estão na rua possivelmente por conta do uso de álcool e outras drogas e ainda não aceitaram o que lhes foi ofertado. Nós continuaremos a oferecer os serviços, pois, queremos o melhor para eles e esperamos que saiam dessa situação em que se encontram’, relatou.

Glenda também alerta a população quanto aos problemas decorrentes da doação feita de forma incorreta. ‘Embora a intenção seja boa, o ato de dar dinheiro propicia que esses cidadãos permaneçam em situação de rua. Pedimos a todos que se informem sobre a melhor forma de ajudar. Em Manhuaçu, existe ampla rede de trabalho organizada que envolve Prefeitura, instituições filantrópicas e voluntários para ajudar a estas pessoas em suas complexas situações. O desafio é grande, mas o trabalho existe e a população colaborará muito fazendo a sua parte’, mencionou.

Sobre riscos de invasão de imóveis em desuso, é importante que os proprietários os mantenham devidamente protegidos e trancados. Na eventualidade de invasão, deve-se imediatamente tomar providências, como fechar o local e acionar o policiamento – se necessário.

O Serviço de Abordagem do CREAS reitera que está a disposição e que conta com a colaboração de todos, pois, ‘trabalhar em parceria com a população é a melhor forma de avançar’. Contatos com a equipe podem ser feitos pelo tel. (33) 3332 3264.

Secretaria de Comunicação Social

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
ManhuaçuManhuaçu - MG Manhuaçu é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se na Zona da Mata Mineira e sua população estimada em 2018 era de 89 256 habitantes. Ocupa uma área de 628,318 km², sendo cortado pelas rodovias MG-111, BR-262 e BR-116. A cidade está a 290 km de Belo Horizonte.
Manhuaçu - MG
Atualizado às 07h16
20°
Pancada de chuva Máxima: 28° - Mínima: 20°
20°

Sensação

4 km/h

Vento

86%

Umidade

Fonte: Climatempo
designer grafico para rede social
Municípios
ALFAVIP 3
Últimas notícias
Mais lidas
alfavip
Farmacia