belonato
Cabine da Voz
Comportamento

Suicídio

O mundo inteiro tem se comovido com campanhas no combate ao suicídio, neste mês de setembro estamos vendo nas redes sociais e mídia muitas campanhas contra este ato que tem crescido cada vez mais em meio a todas as famílias, sejam ricas, pobres ou até mesmo muito religiosas.

psicologia

psicologiaUma reflexão com profissional

25/09/2017 16h04
Por:
724
Precisamos primeiramente entender que o ser humano é um ser Biopsicossocial (foto:Divulgação)
Precisamos primeiramente entender que o ser humano é um ser Biopsicossocial (foto:Divulgação)

O mundo inteiro tem se comovido com campanhas no combate ao suicídio, neste mês de setembro estamos vendo nas redes sociais e mídia muitas campanhas contra este ato que tem crescido cada vez mais em meio a todas as famílias, sejam ricas, pobres ou até mesmo muito religiosas.

Precisamos primeiramente entender que o ser humano é um ser Biopsicossocial , o que quer dizer? Que sofremos influencias psicológicas (catástrofes,traumas, luto), influencias biológicas (Tumores, doenças), e Sociais (preconceitos, bullying) que muito nos influenciam em nossos comportamentos e em nossa personalidade (TRINDADE,2017). Existe um ser humano inserido em um Mundo, diferente do mundo de magia Disney onde no fim sempre vivemos felizes para sempre, mas vivemos em um mundo real, o qual nem sempre temos experiências boas e fantasiosas, mas também experiências ruins (Luto,Tragédias) independente de nossa condição financeira,religião e etc, e cada dia que se passa, tentamos trazer alívio aos nossos dias ruins abraçando o consumismo, tentando assim em uma situação desesperadora aliviar a angústia gerada dentro de nós nestes dias. O sofrimento tem se mostrado como um adversário invensível diante do olhar de algumas pessoas nos dias atuais. Muitos pais até devido muitos sofrimentos que vivenciaram no passado tentam ao máximo tirar de seus filhos a necessidade de enfrentar a agonia,e a tristeza que acompanham o sofrimento, achando assim que estão ajudando seus filhos,pois associamos a falta de sofrimento com uma “vida boa” e “saudável”, ato este que tem contribuído muito para o desenvolver de uma estrutura psíquica fraca em seus filhos e no ser humano de modo geral , o que consequentemente tem trazido mais sofrimento e adoecimento psicológico para este ao se ver despreparado em alguns momentos de suas vidas quando é obrigado a enfrentar este temível adversário chamado sofrimento.

É de estrema importância aprendermos a lidar com o sofrimento, e não evitá-lo, pois precisamos exercitar nossa estrutura psicológica para que essa adquira mais força e estrutura para suportar e superar momentos difíceis em nossa vida. Precisamos deixar nosso mecanismo natural psicológico chamado resiliência atuar , onde o ser humano recebe uma forte pressão externa, porém consegue voltar a forma de origem inicial,(podendo retornar para o momento inicial até mais forte) ou seja, onde o ser humano é surpreendido por uma situação ruim, porém este consegue enfrentar tal situação sacudir a poeira e dar a volta por cima.

São vários motivos que levam uma pessoa ao suicídio, mas quero mostrar para você caro leitor que por trás de um suicídio existe um pensamento de fraqueza e desistência, onde a pessoa acha que não conseguirá sair daquela situação. Em alguns casos o suicídio é devido a um transtorno mental, porém as causas muitas vezes do adoecimento mental é devido uma fraca estrutura psíquica para lidar com o sofrimento. Já ouvi relatos de suicídios onde fiquei perplexo, de pessoas que suicidaram após um término de um relacionamento, após perderem um emprego de status na sociedade, situações simples mas que para alguns, devido a falta de estrutura psíquica para lidar com percas, foi a ultima gota. (KNAPP 2004, WRIGHT 2011)
Infelizmente nos preocupamos muito mais com o físico do que com nossa estrutura psicológica, gastamos fortunas com academias, dietas e tal, e quase não damos importância ao a nossa estrutura psicológica, e infelizmente os dias maus virão, e como você estará equipado para aceitar e vencer este dia? Infelizmente muitos param para analisar isto no meio da tempestade em que os dias maus nos trazem, e se sentem fracos e pequenos, e muitos não conseguem ver outra solução a não ser desistir da vida, por se sentirem muito fracos diante do sofrimento.

Precisamos entender que o sofrimento faz parte da vida, e não é tentando correr deste que teremos uma vida saudável, pelo contrário uma vida saudável é a conseqüência da habilidade de saber lidar com o sofrimento, precisamos ensinar e permitir nossos filhos enfrentarem o sofrimento, e ensiná-los que é um momento de fortalecimento que o fará forte, e que o sofrimento é inevitável, mas enfrentando o sofrimento este vai aprender habilidades de lidar com este, para que quando este estiver diante das tempestades da vida , saiba como se comportar, e tenha força/estrutura psíquica para isto, e não queira desistir de si e de seus sonhos.

Todo guerreiro tem sua cicatriz. Nunca conheci uma pessoa forte com o passado fácil (autor desconhecido).

Maxwell dos Santos Pavione
Psicólogo CRP 04/38029

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Manhuaçu - MG
Atualizado às 09h55
22°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 17°
22°

Sensação

5 km/h

Vento

68%

Umidade

Fonte: Climatempo
designer grafico para rede social
Municípios
ALFAVIP 3
Últimas notícias
Mais lidas
alfavip
Farmacia